Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » dicas » olimpíadas de pequim 2008
Olimpíadas de PEQUIM 2008
Por Ignez Ferraz
Beijing Olimpic



Que embate esta cena do filme HERÓI de Zhang Yimou representa? Arquitetura x Arte? Oriente x Ocidente ou Tradição x Modernidade?


Dia 7 de fevereiro marca o início do Ano do Rato. O calendário chinês é lunar, cada mês tem 29 dias e meio e, portanto, começa e termina em datas diferentes do ano solar – no caso, 25/01/2009.


O Rato traz a ambição sadia e o desejo de prosperidade material junto com a praticidade, a dedicação ao trabalho e os bons relacionamentos. Ele é dominado pelo elemento terra (os outros são metal, madeira, fogo e água), símbolo do planejamento, perseverança, responsabilidade, organização e disciplina.



EDAW Inc - Plano finalista para o Olympic Green,
“Os cinco elementos”, 2003



Alguém duvida então que as Olimpíadas de PEQUIM serão um grande sucesso?



Sasaki Associados - Plano Vencedor para o Olympic Green, “Eixos para a Natureza”, 2003-7


A China vem se impondo como a futura grande potência propulsora do mundo. Por reconhecer sua limitação criativa imposta por tantos anos de política opressora da era Mao (leiam PEQUIM – Ruptura), não hesitou em abrir suas portas aos “arquitetos-estrelas” mundiais, para executarem projetos belos e ambiciosos para a sua Vila Olímpica.
Sem dúvida, darão um SHOW:


WATER CUBE - Sua concepção é baseada no arranjo fundamental da estrutura de células orgânicas e na formação natural de bolhas de sabão. Esta solução geométrica resulta numa estrutura altamente eficiente, baseada na subdivisão das cargas em um modelo tridimensional.



PTW - Water Cube, Pequim, 2003-07



As almofadas de ETFE (um material reciclável similar ao teflon) permitem o aproveitamento da radiação solar para o aquecimento das piscinas e do interior.
Por ser translúcido, não necessita de iluminação durante o dia.



TEATRO NACIONAL - Na realidade, um grande complexo das artes performáticas: possui uma casa de ópera para 2416 pessoas, uma sala de concertos para 2017, e dois teatros, cada um com 1040 lugares.
Uma “casca” de titânio e vidro engloba todo o conjunto, gerando um grande espaço público coberto. A abertura da fachada envidraçada para o exterior foi inspirada na abertura de uma cortina de teatro.
O conceito utilizado no projeto foi a criação de uma "ilha de cultura” no meio de um lago.



Paul Andreu - Teatro Nacional da China, Pequim, 1999-2007


CCTV - Através de uma competição internacional organizada pela Beijing International Tendering Co., foi selecionado o projeto do OMA da nova sede para a CCTV, uma das primeiras torres a ser construída no novo Centro de Negócios (CBD) de Beijing.
Apesar da altura (230m), este não é um arranha-céu tradicional - seu desenho contínuo cria uma especialidade tridimensional, mais do que uma afirmação de verticalidade. A amarração por um grid irregular representa os esforços distribuídos pela estrutura.



OMA (Rem Koolhaas) - Central Chinesa de Televisão CCTV, 2002-2007
Obs: Conheçam outros projetos deste arquiteto em Big Apple e Netherlands.


ESTÁDIO NACIONAL - Em 2002, o governo chinês lançou uma competição internacional de arquitetura para a seleção do projeto do Estádio Nacional. Prédio central da Vila Olímpica, nele serão realizadas as cerimônias de abertura e fechamento, além das competições de atletismo.


E agora, para causar maior suspense ao meu projeto favorito vou começar apresentando o colocado no concurso:



AXS SWATO Inc, Architectural Design and Research Institute of Tsinghua University
Japão & China



Agora o classificado em lugar:



Beijing Institute of Architectural Design and Research
China



TCHAN, TCHAN, TCHAN, TCHAN!!!!
And now ladies and gentlemen, the winner is...



Herzog & de Meuron, of course!



Herzog & de Meuron, China Architecture Design & Research Group
Suíça & China



Obs:A dupla Herzog e de Meuron destaca-se pelo gesto formal de sua arquitetura, na exploração dos novos materiais e tecnologias, mas cuidando de sua articulação com o local de inserção (GLOCAL).
Vejam outros projetos da dupla em Modernismo Gótico, Tóquio veste Prada, Londres.



Perspectiva do interior do projeto que foi apelidado de “Ninho” por causa de suas estruturas de aço radiais.


A tocha em alumínio curvado com 72 cm de altura representa o espírito chinês da própria olimpíada: alta tecnologia e respeito à natureza, enquanto o desenho gráfico de nuvens simboliza harmonia.



Pesando cerca de 1Kg, foi acesa no dia 30 de março na Grécia, e no dia 31, com a cerimônia oficial na Praça da Paz Celestial em Pequim, inicia uma maratona de meses até retornar em agosto à cidade para os Jogos.


To close in a “BIG BANG style”, another scene from HERO...



TOUCHÉ!


P.S. Este texto serviu de base para a entrevista que concedi a ISTO É sobre o tema.
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória