Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » artigos » história, globalização e rumos do design
História, Globalização e Rumos do Design
Por Ignez ferraz
Throughout Globalization





TODOS OS EXEMPLOS DESTE ARTIGO SÃO PROJETOS DE MÓVEIS DA ARQUITETA IGNEZ FERRAZ


O mundo do DESIGN vem influenciando cada vez mais o estilo de vida das pessoas. Integrado na economia capitalista, tornou-se também uma força cultural.


Com os investimentos crescentes no setor moveleiro, o design passa a ser mais do que dar forma a um produto. É funcionalidade, inovação e racionalidade dos meios de produção, de modo a atender as necessidades do consumidor mais exigente.


Não existe mais uma única teoria e cada trabalho é julgado pelos seus próprios méritos. Destacaria, porém, alguns temas mais recorrentes nas tendências atuais, que tiveram origens nas décadas passadas (os exemplos abaixo são projetos nossos).


A partir da DÉCADA DE 60 (leiam “Bye Fifties, welcome sixties” )
o design passou a ser conhecido como símbolo de modernidade e sofisticação.


Em nenhum outro lugar isto é mais evidente do que na Itália. O desenho neo-moderno e tecnológico de móveis e luminárias tornaram-se objetos do desejo por uma melhor qualidade de vida.


INFLUÊNCIA HOJE:


A TECNOLOGIA COMPUTADORIZADA, utilizada nas grandes indústrias, possibilita a precisão da fabricação em série, com um conseqüente barateamento dos custos.








Ao contrário dos seus antecessores, estes novos componíveis não são geometricamente padronizados para se empilharem. Possuem apenas similaridade de formas ou dimensões, podendo se aproximar com a distância que o cliente desejar de uma maneira arejada, discreta e até bem humorada. (Veja mais fotos da Estante “Help” - I miss Paul George, John e Ringo - e das mesas “Luiza” - olá querida "sobrinha-prima"! - na seção Portfolio Design)

Obs. Esta estante foi lançada primeiramente na WAY, e depois na Adorno e Dpot.


Como os italianos, muitos escandinavos nesta década passaram a se utilizar do colorido brilhante do plástico que refletia otimismo.


INFLUÊNCIA HOJE:


A busca pela utilização de NOVOS MATERIAIS, com destaque para o retorno do plástico - denominação de materiais sintéticos facilmente moldáveis, podendo também receber pigmentos coloridos.





Dentro da família de plásticos, optamos pelo uso da resina de poliéster para projetarmos as frentes das gavetas destes módulos. (Veja outros exemplos da “Linha Aline” , que recebeu "Certificado de Boa Forma" pela ABIMÓVEL). A grande vantagem deste material é o controle das tonalidades e grau de transparência.
Já o Corian, considerado material de uso futuro, é excelente para bancadas (não arranha) ou até mesmo mobiliário, proporcionando uma superfície uniforme e opaca, com uma maior extensão e menor espessura do que a resina. (Mais fotos em “Acqua” Mostras)
.


A DÉCADA DE 70 marcou o fim do domínio de um único movimento internacional, mas as várias discussões estilísticas acabaram minimizadas pela preocupação com o efeito da crise do petróleo no preço do plástico. O crescimento do interesse pela ecologia, por exemplo, enfatizou a relação do desenhista com a indústria artesanal, afastando-o da primazia tecnológica.


INFLUÊNCIAS HOJE:


A mistura do conceito de globalização com as raízes locais recebeu a denominação de GLOCAL (para este termo, leia “Sul, Movelsul”).





Neste pequeno "armário-cristaleira", predomina a elegância e execução de alta qualidade (louro-faia), com detalhes preciosos dos encaixes de vidros (frente, fundo e divisórias internas) ou dos braços basculantes em couro. De dimensões reduzidas, é de múltiplo uso para qualquer ambiente. (Para outras fotos acessem “Tallboys” -Portfolio Design ).


A preocupação ECOLÓGICA é hoje uma tendência mundial com a conscientização dos malefícios que determinados componentes químicos ou a destruição de matas causam ao meio-ambiente.





Este bufê-aparador - finalista no Concurso do RIO DESIGN CENTER - é uma peça da linha EcoSlim, onde utilizamos a madeira Cumaru seca em estufa, adquirida de florestas manejadas, garantia de qualidade e de compromisso com um projeto socialmente justo, ambientalmente correto e economicamente viável.(Mais fotos em “Bufê Slim” e “ Mesa “Slim” - Portfolio Design)
.


Na DÉCADA DE 80, o design demonstrou que poderia ser tão hábil quanto a arquitetura, entrando em sintonia com a era pós-industrial. A utilização de materiais industriais em um contexto não industrial (leia “Personalidade” , para conhecer os vários contrastes utilizados tanto no design quanto na moda), rapidamente cai no gosto popular, influenciando grandes indústrias e museus. Além da Itália, França, Espanha, Alemanha, Holanda, Inglaterra e Japão alinharam-se neste “Novo Desenho”.


INFLUÊNCIA HOJE:


HIBRIDISMO – Conceito contemporâneo tanto no Design quanto nas Artes Plásticas. Com a globalização, não existe mais uma clara linha divisória entre as várias manifestações artísticas ou funções no mobiliário e no “Habitat”.





Neste exemplo, aramados de cozinha foram incorporados ao armário do quarto, que abre num conceito “despensa”, com menos comprimento e maior profundidade (mais fotos do ambiente “adolescente” desta casa vocês podem encontrar no Portfolio Interiores).



Os anos 80 ficaram conhecidos como "a década do Design", palavra que passou a ser usada para qualquer produto designado especial. Provavelmente uma estratégia de marketing, o desenho exclusivo vira sinônimo de bom gosto e individualidade e acabou por transformar os designers em celebridades na América e Europa.


INFLUÊNCIA HOJE:


CUSTOMIZAÇÃO – Palavra "mais-que-utilizada" na Moda, incorporou-se no vocabulário das outras áreas. Tanto no desenho de mobiliário quanto na Arquitetura, o cliente escolhe acabamentos diferenciados ao adquirir seu produto. Até mesmo a forma no atendimento ao consumidor é voltada para que ele se sinta “especial”.





Neste Edifício - premiado pela SERVENCO e IAB -, o desenho dos brises, além de movimentar a fachada e garantir privacidade, faz com que cada morador possa influenciar nesta dinâmica da fachada. No interior, cada apartamento foi entregue com revestimentos “diferenciados” na cozinha e banheiros, cores das portas, além de armários com divisões e detalhes “customizados”. (Veja mais fotos desta “Residência multifamiliar” ).


O efeito libertador da década de 80 tornou possível, a partir da DÉCADA DE 90, o trabalho de vários modelos alternativos com maior maturidade. Até mesmo o design escandinavo, que teve seu apogeu em meados do século XX, ressurge com força (leia “Nórdicos em alta” ).


INFLUÊNCIAS HOJE:


ERGONOMIA - o desenvolvimento do design ergonômico, tanto para o usuário padrão como para o deficiente físico, gerando maior eficiência no trabalho e interação social.





Na linha FELIPE (não por coincidência nome do meu primôgênito), encontramos opções de regulagem da altura do monitor, tampos que se deslocam para a distância desejada do usuário e maior aproveitamento da superfície para o teclado com subdivisões para miudezas. (Veja mais fotos desta e de outras linhas Office-Home na “Feira Construir”)





A mesa-prancheta CAROLINA (batizada em homenagem à filha do meu amigo e ótimo construtor Renato Camargo) faz parte de uma linha de móveis infanto-juvenil denominada “Beto, o arquiteto”, que possui uma organização evolutiva, adaptável a diversas faixas etárias, com possibilidades de regulagem, adição, transformação e deslocamento. (Veja outras fotos dela ambientada no “Rio Sul”)

Obs. Este móvel recebeu "Certificado de Boa Forma" pela ABIMÓVEL em 1997, ficando ainda como finalista no concurso MOVELSUL de 1996. Foi uma evolução simplificada da linha PRISMA de móveis evolutivos, primeira linha completa de mobiliário a receber, em 1980, Menção Honrosa pelo IAB. Deu origem à loja PRISMA 3.


COMUNICAÇÃO DE MASSA - o progressivo poder dos meios de comunicação, principalmente a Internet, fornecendo informações instantâneas e a consequente globalização de idéias .
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória