Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » artigos » tendências verão
Tendências Verão
Por Beatriz Novaes
O Verão é Branco!
(E o Inverno será preto?)



Crochê, laise, transparência, bermudas retas até o joelho em algodão ou linho...a cara do verão.


Ao mesmo tempo que o branco predomina - dando leveza e frescor à próxima estação em 2007 -, ele vem salpicado de cores quentes, vibrantes e estampas florais de chita,...



Muitas estampas alegram a próxima estação: folhagens, azulejos, camuflados, estrelas.


...poás, xadrezes e listrados.



B&P será a grande “dobradinha” para o casal (vejam mais detalhes na dica “Op Art now!”). O listrado fino pode compor com o poá.


Saias, vestidos,...



O vestido “tomara-que-caia” com corte “princesa” será uma “febre” – do casual às roupas de festas. Reparem a estampa floral preta sobre fundo branco.


...shorts e bermudas são os protagonistas.



Shorts jeans e bermuda xadrez serão uniformes para os jovens. Acompanham tanto blusa de alcinha com bordados tacheados, quanto uma t-shirt básica.


Destaca-se o Navy com seu jogo de listrados, que nos remete aos marinheiros típicos de St. Malo e Marseille. Há um pouco da malandragem dos freqüentadores do cais do porto em conjunção com os mais sofisticados que freqüentavam as cidades e pequenas vilas balneárias nas férias (Jet set internacional e playboys década de 60).





A influência da Riviera Francesa (anos 20/30) é forte. Ela enfatiza o estilo clássico e sofisticado, porém esportivo.
Nota: Também conhecida como Costa Azul (em francês Côte d'Azur, em italiano Costa Azzurra), é a parte do litoral sul da França no Mar Mediterrâneo, indo de Toulon a Menton, na fronteira com a Itália. Esta região é considerada uma das áreas mais luxuosas do mundo.


No meio dos riscados, o chapéu de abas curtas xadrez – um must! Também valem os bonés de pano, inclusive para as mulheres.


Itens importantes neste estilo são as calças e bermudas de abotoamento duplo, assim como o blazer tipo marinheiro e o jeans bem desgastado. Tudo azul e branco (leiam artigo “Belíssima Santorini” para ver as diversas tonalidades desta charmosa ilha grega).


O Estilo safári e o militar aparecem de forma light, com uma cartela de cores mais suaves, passando por todos os tons de areia, cáquis, avelãs, terminando nos marrons. Os detalhes de uniformes com bolsos de diferentes formatos e portinholas permanecem, porém bem mais discretos.



Desde que Yves Saint Laurent introduziu seu ícone “jaqueta-safári” em 1968, que o look “Out of Africa” não serve apenas para os safáris pelas savanas. Vai desde a camisa branca masculina com o paletó cáqui, passando pelas luvas de couro, até chegar às estampas de animais.


Vale para o masculino as jaquetas tipo safári em sarjas leves e bem lavadas e as camisas de manga curta com detalhes nos bolsos e martingales (veja também nas “Tendências inverno 2006”).
As bermudas são freqüentes.





Na roupa de trabalho, o verão 2007 foca no homem de negócios que sabe equilibrar “a mente e a habilidade de produzir”. É uma mistura do clássico com o moderno, velho e novo, retrô e tecnológico (estas tendências de contrastes já predominam há algumas estações – veja no artigo “Personalidade”).
Nota-se uma certa mistura do casual com o formal (veja “Morar mais por menos”). Pode ser um estilo jovem e contestador, renovando as formas mais clássicas.



Linho no paletó navy e na camisa em riscas finas – branca, claro!


Os pontos mais fortes são os detalhes de acabamentos e alfaiataria. Os linhos e as sarjas predominam e é na elegância das formas que está a sofisticação.



Vestiu azul? Lavado, tinturado, creponado...você estará sempre bem e elegante – de dia à noite.


No feminino a inspiração é a garota-lolita. As marcas desta tendência são as transparências no uso de tule e rendas, as alcinhas e laços. Manguinhas ligeiramente bufantes, saias e corselets. Na cartela de cores, os tons desmaiados e envelhecidos como os tons da pele. Valem também os tons de sombra – pretos, cinzas e amarronzados. Texturas amassadas, listrados delicados, apagados e florais tipo liberty (para maiores informações leia “Bye Fifties, welcome Sixties”).



Para as que já passaram da idade da Lolita, apostem nos detalhes: uma alcinha de laise, algum babadinho ou tecido liberty (quem não se lembra da londrina Laura Ashley?), além dos tons de pele, já recorrentes (veja matéria do ELA).


A roupa mais esportiva de uso diário se inspira na mistura de estilos contemporâneos, portanto tende para o lado alquimista. A modelagem é fina e alongada, mas confortável e com um pouco de volume. As cores são o ponto alto: os azuis, amarelos e verdes (inclusive o “melão”), com neutros como cinzas, beges e branco.



Para quem tem medo do amarelo, olhe o charme destes “composés” de Sonia Rykiel. Reparem o “revival” dos óculos escuros de aros brancos.


As jaquetas esportivas em tecidos funcionais e os jeans com as pernas estreitas aparecem no masculino e no feminino assim como as túnicas e muita malharia.
Estilo moderno e simples como a geração IPod.



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Estou chegando. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Obs: Atenção aos acessórios oversize de cintos, bolsas...





e colares.



Preciso frisar sobre o branco?


PS: De verde e amarelo, antes mesmo do próximo verão, torceremos para que o nosso site CAMPEÃO faça mais um
“GOL DE PLACA”.






Beatriz Novaes é arquiteta e trabalhou por mais de vinte anos na Alínea, produzindo roupa para importantes lojas, como Richards e Mary Zaide. Hoje é consultora da Essencial.
Juntas elaboramos artigos e palestras sobre Moda & Design, além da participação em eventos como Casa Cor 96, e Morar mais por menos 2004 e 2005.
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória