Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » artigos » tendências internacionais inverno
Tendências internacionais Inverno
Por Beatriz Novaes
Depois do branco que marcou o último verão 2007, o preto vem como a cor chave da próxima estação no mundo todo. (E no Brasil? Leiam os artigos sobre as tendências de roupas e acessórios para se informarem sobre o que será realmente usado nesta estação.)



Pinçamos quatro tendências básicas:


1- Dando continuidade ao estilo ROCK GÓTICO do inverno passado (vejam Beatlemodamania), o novo se remete aos espiões, mafiosos, agentes secretos e até aos artistas grafiteiros. Seus protagonistas expressam um lado sombrio, um tanto misterioso e soturno.



FOTOS: Dirk Schonberger, Y-3 by Yohi Yamamoto e Gardem.


A combinação de diferentes texturas e acabamentos contrasta com os tecidos tecnológicos contendo nylon, PVC e outras fibras sintéticas, todos com suas diversas lavagens e tons que vão do puro black passando por todas as nuances de cinzas.


Na roupa masculina vamos observar como peças principais as jaquetas, os trenches, as calças jeans skinny e as camisas com colarinhos maiores. Na feminina bustiers, corselets, calças de cós mais alto, saias curtas, capas e pelerines. Uso de muitos bolsos, zipers e cadarços.


A cartela de cores tem o preto como cor predominante, os cinzas, tons de bege queimado sem esquecer o toque do vermelho e roxo para contrastar e dar um pouco de sensualidade.


Continuam os simbolismos com uso de crucifixos, caveiras, chaves e borboletas, sobretudo nos acessórios.



2- O Modernismo ou NOVO FUTURISMO vem com força total, remetendo à década de 20 com seu movimento literário e artístico, além das décadas de 50 e 60 (leiam Bye fifties, welcome sixties). Existe uma valorização do novo design e da arquitetura. Notamos uma conjunção dos modernistas com os tradicionalistas que valorizam os acabamentos feitos à mão, e o que é artesanal. Com tanta tecnologia em nossas vidas, o antigo é fascinante, torna-se especial.



FOTOS: Issey Miyake, Lacoste, DKNY.


As cores são vibrantes e contrastantes com desenhos gráficos e estampas inspiradas na arte pop. Aqui se nota uma influência atlética e das roupas esportivas. Sobreposições e modelagem mais ampla, a malharia, o jersey e muita T-shirt. Casacos e jaquetas com zíper, as listras monocromáticas remetem as dos anos 80 (Adidas, Lacoste).



3- Outro ponto de inspiração são os IMIGRANTES EUROPEUS da década de 30 e 40. A roupa dos trabalhadores e estudantes vem aliada ao look e acabamentos de alfaiataria. Os casacos soltos e longos, saias para as mulheres, camisas em tecido plano, jaquetas e muito jeans. Como acessórios as boinas, cachecol e coletes.



FOTOS: Marc by Marc Jacobs,Y-3 by Yohji Yamamoto, Miss Sixty.


O denim inspira a cartela dos azuis, desde a cor original passando pelas diversas gamas até os mais estonados. Além deles, cinzas e marrons. Os algodões com aspectos lavados e envelhecidos, tricots e malhas bem amaciados e com aspecto de feito à mão. As listras permanecem, além das estampas miúdas e mais masculinas.



4- As preocupações com a NATUREZA e as origens do homem continuam presentes. Cada vez mais vemos a influência do campo, tão importante para o homem achar seu equilíbrio emocional.



FOTOS: Unconditional, Marc Jacobs, Sportmax.


As parkas, os casacos com modelagem solta, drapeados. As texturas, os tweeds e mesclados nos tricots e na malharia. Botas de couro, cintos largos e cachecol. Tecidos em seu aspecto rústico e natural.
Cartela de cores com tons neutros e gama dos naturais: beges, cáquis, marrons, acinzentados e tons de verdes. Inspiração no country style britânico e nas paisagens rústicas do interior.
Aparecem também os xadrezes e um floral tipo liberty.



Beatriz Novaes é arquiteta e trabalhou por mais de vinte anos na Alínea, produzindo roupa para importantes lojas, como Richards e Mary Zaide. Hoje é consultora da Essencial.
Juntas elaboramos artigos e palestras sobre Moda & Design, além da participação em eventos como Casa Cor 96, e Morar mais por menos 2004 e 2005.
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória