Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » dicas » marsala - cor pantone 2015
MARSALA - cor Pantone 2015
Por Ignez Ferraz
Na passarela para a primavera-verão 2015 na NYFW surgiram diversos florais amarelos - destaque para a sempre instigante estamparia da Missoni e as tulipas de Carolina Herrera.



Mas o xadrez do inverno continua presente, nas candy colors ou em quadriculados (principalmente B&P) que lembram aquele ar campestre, bem exemplificado por Diane Von Fustenberg.

Depois da Tangerina (2012), Esmeralda (2013) e Orquídea (2014), a cor eleita pela PANTONE para 2015 é MARSALA, vinho escuro amarronzado. Acho que ficará ótimo nos batons, acessórios como bolsas, sapatos, bijoux, chapéus, meias; saias, blusas, pulls, casacos; estofados, paredes.
Louis Vuitton e Hermès já apresentaram no último desfile.



Ué, mas essa não é a cor do delicioso BORDEAUX ? Tim-tim!


NOTA: Na pontinha da Sicília encontramos a cidade de Marsala, famosa pela história renascentista, sítios arqueológicos, mas, acima de tudo, pelo seu vinho fortificado, considerado primo italiano dos portugueses Porto e Madeira, e do espanhol Jerez.

É produzido a partir de uvas locais com cepas brancas ou tintas (Pignattello, Calabrese, Nero d’Avola e Nerello Mascalese). Conforme sua coloração, o Marsala varia do ouro ao rubi, podendo ser doce ou seco, pálido ou escuro, com aromas de caramelo ou de frutas secas (avelãs e nozes) ou especiarias como noz moscada.

Este vinho é muito utilizado na culinária, sendo importante ingrediente para o surpreendente tiramisù ou para dourar e caramelizar cebolas e cogumelos. Também é excelente aperitivo, principalmente com queijos (inclusive azuis como Gorgonzola) e castanhas de todos os tipos.

Marsala doce ainda pode ser vinho de sobremesa, para acompanhar chocolates, por exemplo.

 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória