Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » artigos » ar do campo na sua casa
Ar do campo na sua casa
Por Ignez Ferraz
Country feelings in your home


Por causa do constante caos aéreo, você é daqueles que sonham em ter uma casa de campo para relaxar sem enfrentar os aeroportos, mas, quando pensa no trabalho que terá para mantê-la, desiste correndo? Porém adora aquele ar campestre, o toque rústico no mobiliário, o tecido xadrez e todos os detalhes que nosso imaginário associa à montanha?



Vocês me acompanham nesta empreitada?


Pois então mãos à obra! Transforme sua residência urbana numa "do campo" como você sempre desejou - mas sem perder o lado funcional e clean, ícones da modernidade. Para isso utilize apenas alguns truques que farão com que o seu dia-a-dia pareça um eterno fim de semana...


1- Tijolo aparente
Pode ser empregado até na copa, mas tijolo aparente (quanto mais "natural", melhor) em pelo menos uma das paredes, cria sempre um clima aconchegante. Principalmente se for acompanhado por um arco de pedras emoldurando seus "cobres" (ou louças, cerâmicas, ou até mesmo o estanho, que volta à moda em linhas simples e despojadas).

Para protegê-lo, impermeabilize com silicone.



Mesa e cadeiras em mogno estilo country de Nova Orléans se harmonizam com o siena do ambiente, enquanto o tom "índigo" da toalha de linho com barra larga crua garante seu contraponto
(Outra foto desta sala de almoço vocês poderão encontrar nos interiores da casa. Tijolos rústicos também podem dar um encanto especial nas fachadas das residências - uni ou multifamiliar.)


2- Camas "Patente"
Clássicas, originais ou releituras (também encontradas para casal), estas camas são modelos perfeitos para o quarto de duas moças. Imprescindível o jogo de lençóis deixado à vista, em composés de vichy preto e branco e arremates em gorgurão.



A parede de tijolos reaparece, mas desta vez pintada em amarelo canário para proporcionar maior luminosidade ao cômodo, contrastando com a cúpula do abajur art nouveau. Uma pilha de bonitos livros encadernados em couro (pegue-os na biblioteca do vovô) substitui com graça a mesa de cabeceira tradicional.


3- O azul
Apesar de pertencer à nomenclatura das cores "frias", o azul aquece o espaço, sempre que for empregado em palhetas mais fortes - como no tom de todas as paredes deste quarto para três meninos.
Já o bleu-de-chine dá o ton sur ton perfeito nos tecidos de algodão lisos e quadriculados das roupas de cama.



Mobiliário e piso em pau-marfim, assim como o tampo da bancada que também funciona como mesa de cabeceira, apoiando garrafas cortadas como suportes de velas. A cor? Azul, é claro!
(Mais soluções para quartos compartilhados vocês podem visualizar em Espaço Infantil - Dormir)


4- Flores
Importantes para alegrar qualquer ambiente, suas flores não devem ser as mesmas que integram os lares urbanos (como orquídeas, rosas e hibiscos), mas flores do campo - coloridas e majestosas, como estes girassóis amarelos, arrumados displicentemente num toco de bambu.



Se você mora numa casa e puder ter uma mesa de refeições ao ar livre como esta da foto, aí melhor "quase" impossível - só se for na Provence ou na Toscana.
(Se preferir arranjos sofisticados, inspire-se em Flower design)


5- O xadrez
De todas as estampas, o xadrez é, sem dúvida, a padronagem que mais nos remete àquele ar campestre. No vichy e quadriculados grandes tipo “pano de prato”, as cores de preferência recaem sobre o vermelho ou preto misturado ao branco. Já no scotch, marrons, azul marinho, vinho e verde garrafa (ou a mistura deles) são os tons mais procurados.



Do jogo americano aos lençóis (combinados com lisos barrados), passando pelos estofados (um composé com almofadas floridas é “tudo de bom”), o xadrez neste estilo não sairá de moda “nunquinha”!


Ah! Uma observação importante: depois de lavados, seque tudo...



...AO AR LIVRE!


Notas: Este texto foi escrito em primeira mão para matéria na Mini Máximo.
A coleção de cama e mesa apresentada é de autoria da Alínea, by Paula e Beatriz Novaes.
Fotos Nana Moraes & produção Bebel Moraes
Coordenação Ignez Ferraz




E-mail recebido:


Oi Ignez , como voce está?
Queria te contar que estou recebendo muitos e-mail das pessoas, elogiando o site de Filipe, muita gente mesmo.
Eu fico feliz porque o site fez um ano e está caminhando muito bem. E voce está dando uma grande força !!!
Filipe está pintando novas pinturas intrigantes e vou colocar no site em breve...
Queria falar de uma reportagem sua de ( aquele Ar campestre)
Me lembrei de Minas Gerais onde nasci , me tranportei para lá . Linda matéria , mas o que me fez ficar muito saudosa e emocionada foi aquelas roupas , toalhas xadrezes vermelha ao sol, ao vento, voce com aquela foto conseguiu captar todas as emoções Daquele Ar Campestre.....me vi lá.....
Parabéns Ignez voce é muito intuitiva , sensível......
Grande beijo e Bom fim de semana
Ray

 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória