Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » dicas » dicas paulistas
Dicas Paulistas
Por Ignez Ferraz
Places to visit in São Paulo


Ao contrário da maioria dos cariocas, amo São Paulo! A ausência da praia é compensada por avenidas largas, lojas amplas e antenadas aos preceitos contemporâneos, além de ótimos restaurantes de todas as nacionalidades.




Nova loja Havaianas na Oscar Freire, by Isay Weinfeld




Não disse que as vitrines desarrumadas eram o novo ‘must’?


Tive a oportunidade de projetar um escritório-fábrica na década de 80, o que me obrigou a utilizar a ponte aérea semanal durante um ano. Nenhum sacrifício, era meu recreio. Por isso até hoje arranjo uma desculpa para voltar. Desta vez foi a Semana de Construção, com as Feiras REVESTIR e FEICON. Nesta, o foco se localizava nas soluções mais práticas para a execução da obra: malhas POP para concreto, tijolos maciços e telhados com vigamento metálico. Inúmeras novas marcas com belas louças e metais nos mostram um design arrojado ao alcance de todos.


A palestra a respeito da Construção de casas ecológicas fabricadas na Alemanha (sempre ela nesta área!) nos indica a direção: pré-fabricação com sustentabilidade. Não há como fugir desta premissa, e fico feliz porque foi nela que sempre acreditei desde a Faculdade.


Já a Revestir é uma Feira mais chique, voltada para arquitetura de interiores, com stands atraentes. O grande lance foram as cerâmicas e porcelanatos em placas cada vez maiores e mais finas, com acabamentos perfeitos – inclusive relevos – de madeira ou pedra, em nada lembrando os “fakes” de antigamente. As minúsculas pastilhas e vidros com os mais diversos padrões também estão em alta.


Entre as palestras internacionais destaco David Fisher e sua Dynamic Tower. (Leiam detalhes em Sustentabilidade nas alturas).


Quem ainda não teve oportunidade de conhecer o concorrido restaurante KAÁ no Itaim não faz idéia da belíssima arquitetura de interiores (Arthur Casas) que está perdendo. (Bem, quem passa pela fachada simples à la Gero, também não)




Super clean, com direito a espelho d’água na entrada, parede com pé direito duplo recoberta por samambaias da Mata Atlântica, teto retrátil (tive sorte com o céu estrelado)...




...bar semi enterrado - tudo bem neutro, pontuado pela iluminação e nenhuma obra de arte nas paredes.


Ah...a comida também vale a visita. Recomendo iniciar com uma caipiríssima de lima acompanhada por torradinhas com tartar de salmão, enquanto aguardam na sala VIP do segundo pavimento. Depois, qualquer uma das inúmeras massas do cardápio será escolha acertada. (Encontrei Ligia e Sabrina Schuback, da franquia “Morar + por –“).


Das lojas de Design, recomendo a Decameron e a Mi Casa, porque nelas encontramos produtos de dois dos meus projetistas favoritos: o grupo Droog e Hella Jongerius, respectivamente – vocês podem conferir os dois em Design lúdico.




Mi Casa, loja badalada com produtos da Hella Jongerius


O novo Shopping Cidade Jardim prima pelas luxuosas lojas de grife. Não resisti à francesa Longchamp, com sua primeira filial no Brasil e comprei a mala dos meus sonhos, da linha Boxford: tamanho médio (para visitar meu Kike em Nova York), extensível, com diversos compartimentos externos e internos, verde acinzentada e detalhes em couro, duas alças. O melhor de tudo: com quatro rodízios, nem precisa ser carregada inclinada, pois desliza suavemente.




BON VOYAGE!
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória