Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » artigos » turquia e suas curiosidades
Turquia e suas curiosidades
Por Claudia Ferraz
(م) TURQUIA: o nome do país vem da pedra TURQUESA, de cor azul forte (com veios em cobre), encontrada apenas no território turco.





Nota: Talvez por isso tenham idolatria pela cor azul, sempre presente nos belíssimos trabalhos de azulejos e cerâmicas.





(ط) A flor TULIPA também é originária deste país e a cidade de Constantinopla (Istambul hoje) era conhecida como a Cidade das Tulipas, onde elas são plantadas de todas as cores.





Nota: Penso que a forma da sua pétala também inspirou a "faca turca" e alguns objetos de metal com seus contornos sinuosos como a flor.


(ع) E o HARÉM? Vocês imaginariam que quem o comandava era a mãe do Sultão? Assim como as gueixas (leia também “Gueixas de Hokusai”), as meninas mais bonitas eram escolhidas e treinadas arduamente para disputarem o direito de se tornar uma das quatro esposas do Sultão (quarto à direita). As outras - que jamais poderiam sair deste harém - seriam suas concubinas. O Sultão não as via até estarem preparadas - apenas sua mãe (sala à esquerda) e os eunucos tinham acesso ao local.





(ح) Onde vocês imaginavam que morreu a Virgem Maria?
Em EFESUS ,em 47 A.D., para onde foi com o Apóstolo João.
Sua casa foi reconhecida e abençoada pelo Papa Paulo VI, após descoberta de estudos arqueológicos liderados pelos turcos.
São Paulo também viveu lá e escreveu a Epístola aos Efésios.





(ل) As ruínas da cidade são espetaculares e vale uma viagem a esta Região (sudoeste do Mar Egeu), que era dominada pelos gregos.
A BIBLIOTECA é linda e a fachada - toda restaurada - está quase intacta.





Na sua frente existe o túnel onde era o BORDEL da época e o anúncio da "casa" com a direção de um pé gravado no solo.





(د) A cidade era bem planejada e com avenidas bastante largas. Até hoje o TEATRO (projetado para 25000 pessoas, que correspondia a 10% da população) é utilizado para shows musicais com uma acústica perfeita!





(ق) PERGAMO: Esta cidade é linda e situada ao norte de Izmir.
O local da base do templo de Zeus foi “removido” para Berlim (Museu Pergamon), assim como os afrescos e esculturas esculpidas
em mármore, antes coloridas. Na foto, frisa do túmulo de Alexandre em Istambul.





E como ainda não existia este papel “virtual” que vocês estão lendo, inventaram o PERGAMINHO, depois de abdicarem do uso do papirus, vindo do Egito.





Claudia Ferraz foi minha colega na Faculdade de Arquitetura. Juntas, recebemos dois prêmios (IAB e Servenco) pelo Edifício à Rua Alberto de Campos 250, além da Menção Honrosa do IAB pela linha de móveis evolutivos Prisma, que deu origem à loja PRISMA 3.
Participou comigo da “Casa Cor 97” (Gazebo Culinário) e como ceramista e vidreira complementou meu Design em exposições nas lojas Novo Rumo, Imagem & Som e Finish. Foi ainda curadora das obras tridimensionais apresentadas na Mostra “Morar mais por menos 04” (Sala Mutante).
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória