Ignez Ferraz, arquitetura & design  
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
BLOGS
LINKS
 
Portfólio
ARQUITETURA
INTERIORES
DESIGN - LOJA
MOSTRAS
 
Link para o Twitter: http://twitter.com/IgnezFerraz
Vendas
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
moda & estilo
 
 home » arquitetura » edifício ipanema
Arquitetura seta     
Casa Carioca
Condomínio Carioca
Edifício Ipanema
Edifício Urca
Casa Barra
Casa em etapas
Orquidário
Textos Ilustrados

Edifício Ipanema

Rua Alberto de Campos 250
Este projeto foi premiado pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e pela Construtora SERVENCO. Permanece até hoje como referência de arquitetura carioca, sendo estudado nas Faculdades e tendo sido citado no livro de Alfredo Britto "Arquitetura Moderna no Rio de Janeiro" e "Em busca de uma Arquitetura Sustentável para os Trópicos" de Oscar Corbella & Simos Yannas, como exemplo de sustentabilidade, devido às duas linhas de aeração longitudinal permanente (quartos e sala-cozinha). Além disso, foi publicado em várias matérias de revistas e jornais, como em setembro de 2011 no caderno "Morar Bem" do GLOBO. O presidente do Instituto de Arquitetos - Sérgio Magalhães - cita-o como a melhor edificação carioca desde a década de 70.


O edifício está situado em Ipanema, na Rua Alberto de Campos, a primeira paralela à Lagoa Rodrigo de Freitas (entre as ruas Joana Angélica e Maria Quitéria, ponto nobre do bairro).


É composto por apenas 5 pavimentos-tipo (um por andar), 2 pavimentos de garagem e pilotis para recreação, sala de administração e dependências do zelador. Cada unidade residencial possui 220m² e 2 vagas de garagem.O Apt 301, com vista posterior para a Lagoa está disponível para alugar, vazio, equipado e pronto para morar.
Façam o passeio virtual para conhecê-lo no You Tube

Nas áreas comuns, procurou-se utilizar materiais resistentes, de grande durabilidade e fácil conservação - como o oxicret pré-moldado, o calcário de lundi, laminados - com destaque para tijolos artesanais empregados na fachada, pilotis e garagens, seguindo paginações variadas.Internamente, tábua corrida nas salas, tacões nos quartos, vidrotis e laminados nas áreas molhadas.


Os apartamentos, embora com a mesma distribuição interna, receberam tratamento individualizado na solução dos detalhes de marcenaria e nos revestimentos de cozinha e banheiros.


PLANTA: Clara definição das áreas social, íntima e de serviço, interligadas através da circulação em "O". Do hall de entrada pode-se acessar tanto o lavabo, quanto a porta para circulação íntima ou a espaçosa sala com dois ambientes, integradas à grande varanda de 18m2 através de largas portas de correr em peroba do campo. Esta mesma rara madeira foi utilizada nos brise-soleils (básculas) da varanda, conferindo privacidade (sem prejudicar a vista, iluminação e ventilação), além de oferecer um movimento dinâmico à fachada.


Uma ampla copa-cozinha (20m2) com ilha central é interligada à área de serviço através de porta sanfonada, com vista para a Lagoa, assim como as dependências completas de empregada.
O apartamento possui 3 quartos, sendo 1 suíte com varanda voltada para a frente. No seu grande banheiro, duchona e hidromassagem para duas pessoas, além de bancada em corian com armários da premiada Linha Aline. O outro banheiro social na circulação, possui a mesma dimensão do primeiro (bancada e banheira), servindo os outros dois quartos voltados para a Lagoa (pegando o sol da manhã) e dividem uma pequena varanda. Existe a possibilidade de transformá-los em mais uma ou duas suítes.


Todos os cômodos possuem uma grande quantidade de armários executados em madeiras nobres como pinho de riga. Compondo com as esquadrias da sala e dos quartos, armários altos com portas de veneziana escondem os aparelhos de ar-condicionado além de servir para armazenamentos. A circulação é rebaixada em madeira com portas para volumes maiores como malas.


Façam o passeio virtual em um dos apartamentos no You Tube
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Blogs | Arquitetura, Interiores, Design e Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória