Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » artigos » aida boal, uma alma de artista
Aida Boal, uma alma de artista
Por Ignez Ferraz
Sou PSDB. Portela. Fluminense.
De tudo um pouco, mas sou fã incondicional mesmo é do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil).


Sou ARQUITETA, de coração e alma. Quando projeto edifícios ou casas; quando desenho figuras humanas; quando crio novos móveis ou Interiores; quando escrevo para revistas ou até aqui no site – seja sobre arte, viagens ou vinhos – sou ARQUITETA!


E é por isso que abro esta seção com uma arquiteta, designer e artista plástica que muito admiro: AIDA BOAL.



A “grande” Aida Boal, em frente à sua escultura “Maria Louca” na exposição “D.Maria I”. Há apenas três anos começou a esculpir como hobby e já recebeu três medalhas de ouro e uma de prata!


Claro que conheci minha homenageada através do IAB.
Em 98, Maria do Carmo Maciel di Primio era a diretora cultural do Instituto, além de artista plástica “louca pelo Japão” - para quem também é, aconselho ler “Pedra, Bambu, Água” e “Gueixas de Hokusai”. Foi curadora da exposição Arquitetos que fazem Design, que tive o prazer de levar ao Rio Design Center do Leblon (graças à “sempre-presente” Sandra Freitas) na comemoração dos seus 15 anos.


Na ocasião, em entrevista ao caderno ELA , Maria do Carmo declarou : “A idéia é reunir profissionais que contribuíram historicamente para a modernização do móvel no Rio de Janeiro, juntamente com os que representam o olhar atual sobre o nosso mobiliário”.





Quanta honra eu senti expondo ao lado de mestres como Tenreiro, Niemeyer, Sérgio Rodrigues e Aida! Participei com dois produtos que haviam recebido Certificado de Boa Forma da Abimóvel em 97: a mesa-prancheta “Carolina”(foto acima) e o móvel “Sergio”.



Vocês não sentem um “IT Nipônico” no meu móvel Sergio?


Além desses, foram selecionados o bar “Bia” (veja foto na varanda da Casa) e a Linha Evolutiva PRISMA (esta, apresentada numa mostra paralela de projetos premiados pelo IAB na categoria “Desenho Industrial” - ver “Casa & Decoração” ).


Aida projeta principalmente cadeiras – e que cadeiras!-, certamente o móvel mais difícil porque exige profundos conhecimentos de ergonomia.



Cadeira Angela



Cadeira Augusta


Como vocês devem ter notado, ela também batiza suas “crias” com nomes de amigos e parentes.
Aida, amiga querida, quando terei a honra de inspirar uma “Ignez”?
Sabe, quando eu crescer quero ser “igualzinha” a você, com toda essa fibra e entusiasmo!


P.S. Vocês acreditam que depois que leu este artigo, a minha querida homenageada está mesmo executando uma poltrona com meu nome? Para provar, ela me levou até sua oficina em Itaipava para que eu fosse conhecer o primeiro protótipo. E é claro que quando ficar pronta a divulgarei correndo para vocês admirarem!


Olha que gentil o e-mail da Sandra Freitas:


Ignez, muito obrigada pelo carinho. Ao ler seu artigo, fiquei lembrando quantas coisas legais a gente fez no Rio Design. Nesta correria e neste mundo no qual agora vivo, as coisas são mais superficiais, menos cultas e menos interessantes. Acho que o mundo todo está ficando assim e eu prezo muito tudo o que vivi com pessoas como você e outros profissionais.
Bj grande e, mais uma vez, obrigada!
Sandra
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória