Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » artigos » espanha: roteiro de analogias artísticas
Espanha: Roteiro de analogias artísticas
Por Ignez Ferraz
A mi me gusta mucho el movimiento del Flamenco



Guilherme Secchin


Para quem já foi à Espanha com roteiros tradicionais, mas gosta de estar “antenado” com as novidades, algumas DICAS:


Uma viagem atual (com cerca de 10 dias) não pode ter as mesmas referências de décadas passadas. O conceito contemporâneo é justamente a utilização dos contrastes - clássico x moderno, luxo x simplicidade, num roteiro de analogias comparativas.


A ESPANHA é hoje um dos países mais desenvolvidos do mundo – na Arquitetura, no Design, e inclusive na sua gastronomia, como a de Ferrán Adriá (leia-se “El Bulli”, que, infelizmente, fechará suas portas) e seus seguidores.


Antes de embarcar, peça ao “expert” Fernando Miranda, professor e ex-presidente da ABS (já mencionado no artigo “Vinhoterapia” e autor da crônica "Narizes Agudos"), uma aula sobre a vinicultura local (como os ótimos vinhos de Rioja ou os que utilizam a albariño, uva típica da região) e suas harmonizações.


Em MADRI, no Museu do Prado por exemplo, podem ser encontradas importantes pinturas de Diego Velázquez (1599-1660) como "La rendición de Breda" de 1635, que reproduz uma cena de guerra sem nenhuma batalha heróica.





Faça um paralelo com "Los fusilamentos del 3 de mayo de 1808", de Francisco de Goya (1746-1828), quase 200 anos depois (1814), onde podemos sentir, através de pinceladas agitadas, uma guerra sangrenta com 400 mártires em Alba.





O quadro mais admirado de Velázquez é, sem dúvida, "As meninas", com inúmeras releituras (ou melhor, o termo mais atualizado nas Artes é “apropriação”), cuja mais conhecida é a de Pablo Picasso - 44 versões - grande parte exposta no Museu Picasso em Barcelona. Sua obra mais famosa - "Guernica" - encontra-se no Museu Reina Sofia em Madri, que agora apresenta um anexo nuevo, disegnado por Jean Nouvel.
Picasso costumava se “apropriar” - viu como ele sempre foi “moderno”? - de obras famosas, como fez com “Le déjeuner sur l’herbe” de Manet.
Reflita sobre a imaginação do artista agindo sobre a objetividade de outro artista.




No Brasil, em 1986, Tawfik penetrou na estrutura dialética desta obra, traduzindo sua fascinação, sem imobilizá-la. Em 2005 foi a vez do grande desenhista Amador Perez, que expôs sua bela série na galeria Anita Schwartz.


A Arquitetura Eclética - do Gótico ao Neoclássico - de grande porte encontrada em Madri, faz hoje contraponto com as novas concepções de Carlos Ferrater e as leves estruturas do engenheiro-arquiteto Santiago Calatrava (veja foto do “Turning Torso” , ainda em construção na Suécia e o Museu de Arte de Milwaukee na matéria que escrevi com o título “ Acertando na Mira” ).


Em BARCELONA seu projeto mais em evidência é o Port Vell, uma marina acoplada a um centro de lazer. Uma ponte de pedestres conecta a região com a Maremagnum, complexo com lojas, restaurantes, cinemas, um aquário (o maior da Europa) e um IMAX theater. Para quem quiser mais informações, acesse o site www.calatrava.com


Também em BARCELONA, o Museu Miró localiza-se lado a lado do maior Museu de Arte Românica da Catalunha. Enquanto isso, as obras de Gaudí , e suas inspirações expressionistas convivem em harmonia com a simplicidade retilínea do novo Museu de Arte Contemporânea, projetado por Richard Meier.

Uma visita à loja do elegante designer catalão Jaume Tressera deve ser agendada. Para conhecer os restaurantes, bares e lojas badaladas, compre o livro “Style City BARCELONA” da ótima Editora Thames & Hudson (além deste, adquiri “Amsterdam” e “Berlim”, outros dois pólos com foco na modernidade).


A Espanha é um país de luz e cores intensas, tão bem retratadas nos filmes de Almodóvar. Inspire-se em "Habla com ella” para melhor compreender os movimentos das touradas, outra das paixões de Picasso. Em 1957 o pintor homenageou o famoso matador Jose Delgado com uma série de 26 aguadas de nanquim denominada “Tauromaquia”.



Obsessão de Picasso pelo “pas-de-deux” entre touro e toureiro


Outro “movimento espanhol” fascinante é o das danças flamencas, mostrado com todo esplendor por Carlos Saura, em filmes como "Bodas de Sangue" (os outros dois de sua trilogia sobre o tema são “Carmen” -Laura del Sol- e “Amor Bruxo”, com Cristina Hoyos).



Cena do filme “Bodas de Sangue”, em aquarela de Gregório Gruber


Se ainda sobrar um tempinho, conheça Monserrat, onde, em 1970, Joan Miró e seu amigo catalão Antoni Tàpies (vocês viram sua exposição no CCBB? Bem, eu não curti!) se rebelaram contra a ditadura de Franco.


Obs: Foi com Eugenio Rivero, cubano com licenciaturas em Literatura hispano-americana e Artes Plásticas, além de especializações em Museologia e Arte Cênica, que aprendi espanhol, em aulas ministradas de forma não convencional. Através da poesia (como as de Pablo Neruda e José Lezama Lima) e do cinema - como a análise da película “Goya” de Saura - fui assimilando a estrutura desta língua, falada em 23 países.


P.S. Querem também dicas de agências de viagem?
-A RioExpress, da doce Regina Helena, por todo carinho e atenção em que você é atendido. Está precisando de um chamego? É lá mesmo!
-A X-Mart de Marisa Vianna, que conhece tudo o que há de melhor no mundo (trabalhou anos com a cadeia Relais & Châteaux) e representa hotéis sofisticados como o Mandarin Oriental, em locais tão exóticos quanto Cingapura, China e Filipinas.


E-mail da Regina Helena:


Ignez, parabéns pelo site que foi visitado na íntegra.
É altamente cultural e surpreendente, pois não se restringe a arquitetura. Está explicado porque cresce tão rapidamente. A super dupla mãe,filho, arrasa.
Obrigada pelas palavras carinhosas.
Muitos beijos,
Regina
Obs. Vou me candidatar a ser a ”aluna predileta” desse professor colírio, beijos p/ ele também.




E-mail da Marisa:


Puxa ,que legal, obrigada mesmo !
Vou te encaminhar as fotos da minha última viagem à Ásia, que foi show.
Beijos
Marisa



Respondi sugerindo que ela passasse a escrever sobre viagens no site, começando pela Tailândia, que não conheço, mas considero um país fascinante.


Oi Ignez,


Foi mesmo um sonho esta viagem à Tailândia, mesmo que rápida. Ficou aquele gostinho de quero mais... quem sabe consigo voltar lá em breve!
Eu comecei a escrever em forma de diário sobre a viagem, mas ainda não terminei. Vou ver se passo para o computador e te mando, pra ver o que você acha.
Tenho também um CD com fotos de um fotógrafo profissional que foi comigo e que estão muito melhores do que as minhas. Quem sabe fazemos uma seleção legal...são demais!


Beijos e obrigada pelo apoio,
Marisa



E-mail do Eugenio:


Oi minha aluna preferida, recebi seu e-mail.
Gostei do seu site, mas acho que pode se expandir e falar de outros paises hispano-americanos, por exemplo.
Abraços para você e Sérgio.
Eugenio



Respondi sugerindo que ELE escrevesse sobre literatura hispano-americana. Prontamente respondeu:


Hola, me gusta la idea. Me dices el espacio que tengo disponible y comenzamos. Puedo pedir colaboraciones de artistas y escritores amigos diseminados por el mundo que quieran colaborar y podemos crear y criar un portuñol conceptual.


Abrazos
Eugenio.



Eugenio e Marisa,
Estou aguardando a contribuição de vocês para enriquecer o site!
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória