Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » artigos » evolução dos interiores - cozinhas e copas
Evolução dos Interiores - Cozinhas e Copas
Por Ignez ferraz
Kitchens (r)evolutions





TODOS OS EXEMPLOS DESTE ARTIGO SÃO PROJETOS DE INTERIORES, DESIGN DE MOBILIÁRIO E EXECUÇÃO DA ARQUITETA IGNEZ FERRAZ


Talvez o mais importante setor da casa brasileira, principalmente para a classe média, pois numa apreensão detalhada é possível entender muito da intimidade da família. São aqui que os hábitos se revelam com mais clareza, sem as "máscaras" usadas no setor social.
Os exemplos a seguir são ilustrados com projetos nossos:


Copa e cozinha


A copa, ou sala de almoço, apareceu na virada do século, quando a "sala de viver” (espaço agregado à cozinha, às vezes alpendrado), é abolida. Com a popularização do rádio, é neste cômodo que a família se reúne para ouvir as novidades. Nela utilizam-se paredes revestidas de azulejos até a metade (arrematadas por gregas) e pisos em cerâmicas hexagonais. Normalmente encontramos também um lavatório com vistoso frontispício. É a partir da década de 40 que os pisos decorados em ladrilho hidráulicos do princípio do século cedem lugar às pastilhas, ambos tão em voga novamente.


A partir da década de 60, a copa e a cozinha são integradas em uma única copa-cozinha, muito distantes daquele tradicional espaço onde eram resolvidos os problemas do cotidiano.
Em compensação, a culinária se popularizou. Homens ocupam orgulhosamente espaços antes destinados às donas de casas utilizando eletrodomésticos com design sofisticado. Adegas climatizadas já fazem parte do cotidiano e cozinhas mais espaçosas são acrescidas de "gourmeterias".



Nesta reforma copa e cozinha foram integradas através da bancada comum, facilitando a refeição preparada pelos próprios dono da casa. (Veja mais fotos em “Cozinha - casa”)



Micro cozinha (3 m²) neste gazebo culinário (veja outras fotos em “Casa Cor” - Mostras) com todos os equipamentos ultra modernos. Integrada à sala de refeições, adega climatizada.



Nem tão grande, nem tão micro como os exemplos acima. Esta pequena cozinha completa (8.50 m²) atende ao bar e ao living mostrados no setor SOCIAL. E ainda por cima esbanja alegria!


GOSTARAM DAS SOLUÇÕES?
Então nos contatem pelo e-mail grif@ignezferraz.com.br ou pelo tel. (21) 38133194.


Nota: Leiam também sobre os outros setores: “SOCIAL” e “ÍNTIMO”.


OBSERVAÇÃO: Este texto foi baseado no evento “500 anos da Casa Brasileira” que idealizei para a inauguração do RIO DESIGN BARRA, como comentou a vice-presidente da Servenco para lojistas, arquitetos e jornalistas, no Hotel InterContinental.




E-mail recebido do William Bittar
Ignez,
obrigado mesmo pela atenção!
E também pelo carinho com nosso trabalho, sempre divulgado em seus textos.
um abraço
William
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória