Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » dicas » fiera di milano - lançamentos
Fiera di Milano - Lançamentos
Por Ignez Ferraz
Gustavo Andrade, nosso jovem arquiteto premiado e correspondente em Milão, nos enviou fotos de seus produtos favoritos da Milan Fair, mas não pôde deixar de se impressionar com o projeto da cobertura do arquiteto italiano Massimiliano Fuksas para o novo complexo.



Cadeiras, cadeiras, cadeiras...ainda as vedetes, ainda coloridas, leves, vazadas e tramadas


Milão é sempre uma festa em abril, quando acontece a Milan Fair, ou I Saloni, a mais importante feira de design mundial, onde são lançadas as tendências no setor, que serão adquiridas (ou copiadas, na maioria das vezes) pelos fabricantes de todos os países.


Mas para quem acredita que só encontrará novidades – e das boas – engana-se! Nem firmas consolidadas como Moroso, B&B, Kartell ou Artek conseguiriam preencher anualmente mais de 220.000 m² apenas com lançamentos.





A transformação do mobiliário, apesar de acompanhar idéias da Moda, não é tão premente e caminha mais devagar, com atenção às necessidades evolutivas do ser humano e sempre em busca de novas soluções tecnológicas. É um passo a passo lento e lógico, previsível para os antenados designers.



O eco design é um dos temas mais em voga nos últimos anos


É claro que o lado comercial é preponderante - é preciso que o cliente consuma mais e mais e, portanto, os produtos não poderão ser tão atemporais assim. Mas, como para cada idéia revolucionária serão necessárias transformações no maquinário, as modificações permanecem mais nos detalhes – uma nova cor, textura, estampa, puxador, etc.



Spoon para a Mathias de Lino Codato - Cadeiras com variação de estampas.


Apenas em alguns anos existem concepções extraordinárias que realmente revolucionam nosso habitat – foi o caso da Eurocucina em 99, quando as poderosas ferragens permitiram a fabricação de enormes gavetões para a cozinha, além das portas basculantes para os armários superiores (propostos pela Valcucine). Ela nunca mais foi a mesma e ganhou status de espaço gourmet - a culinária transformou-se em gastronomia.



Prototype Kitchen para a Panasonic de Naoto Fukasawa – ilha concebida para amalgamar-se no espaço da cozinha.


Aqui vale a pena uma explicação: a Euromobile (Salone Internazionale del Mobile, em sua 47ª apresentação) acontece anualmente, assim como o Salone del Complemento d´Arredo, o Salone Satellite (coming-up designers) e a Eurocucina, em sua 17ª performance. Entretanto, outros desdobramentos como o SaloneUfficio (em sua 14ª exibição) e o Salone Internazionale del Bagno (2ª) são bianuais, alternando com a Euroluce, que no ano passado se apresentou pela 24ª vez.



Banheira (2,70m de diâmetro com altura média de 1,00m) e pia em cipreste de Ryu Kosaka para a japonesa FURO


E para quem já está imaginando que não conseguiria ver TUDO, é “tudo verdade”, mas aqui vai uma dica: nem todos os pavilhões exibem mobiliário contemporâneo. Como os meios de comunicação só apresentam esta linha, e, mesmo assim, com material já selecionado, acreditamos que só encontraremos vanguarda. Não, existem inúmeros espaços compostos por clássicos ou material descartável. Mas os organizadores são “bonzinhos” e o que vale a pena é agrupado num mesmo local. E mais: com o tempo aprendemos que os números dos pavilhões se repetem ano a ano e basta irmos direto às boas fontes.


Para quem curte ver uma estrela “ao vivo” não perca as palestras. Este ano, Matali Crasset, Rem Koolhaas, Jean Nouvel e Ross Lovegrove estavam presentes e havia interessantes confrontos entre artistas e designers.


As mostras FUORI SALONE são imperdíveis e tão importantes quanto os expositores internos. Acontecem em locais públicos (como praças), alternativos (como galpões) ou mesmo em lojas como a maravilhosa Dríade, sempre envolta por cenários exuberantes.
Estão pensando que só os "pequenos" expõem "fora"? Ledo engano.
A poderosíssima Cappellini costuma promover eventos externos, inclusive não muito próximos - mas podemos ser escoltados por vans particulares. É comum a marca exibir um pequeno point na Feira, mas o grande mostruário ser outside.



Lavatório com espelho AQ Collection de Jaime Hayon.


Bem, e aqui vai o favorito do Gustavo: a Endless Table (inspirada na fita de Moebius?) do + Q campeão Karim Rashid:



Endless nile (não será line?) dining table para Amr Helmy Designs (firma egípcia) do jocoso Karim Rashid



Agora em Corian. O que vocês achariam que era este "Nilo sem Fim" se não o tivessem visto acima com a escala humana?
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória