Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » artigos » vulcão fuksas - cobertura do salão de milão
Vulcão Fuksas - Cobertura do Salão de Milão
Por Ignez Ferraz (texto) e Gustavo Andrade (fotos)
Além de ser o principal evento de Design do ano, a Feira de Milão também se destaca pela sua arquitetura - suas instalações são uma das obras mais importantes de engenharia da Europa nos últimos anos. O novo pólo foi projetado por Massimiliano Fuksas, escolhido em concurso internacional. Impressiona pela sua cobertura de alta tecnologia:





Uma grande estrutura de aço de vidro - o chamado Vulcão Fuksas - com 37 metros de altura, cobre a entrada nobre do complexo, na porta sul, e a sala de conferências do centro de serviços. (Esta malha não nos remete à utilizada por Foster no British Museum de Londres?)





Também de aço e vidro, uma cobertura transparente - de 1,3 mil metros de extensão - integra o eixo central leste-oeste com sua estrutura leve e ondulada (o Véu), protegendo os ambientes posicionados ao longo do eixo.








O primeiro dos oito pavilhões do complexo foi inaugurado em março de 2005, enquanto os demais só foram abertos ao público no final daquele ano. Autônomos, cada um está ligado a um edifício de quatro pavimentos, que abriga seus próprios serviços, recepção e infra-estrutura.





O mega complexo ocupa um quarteirão de mais de 2 milhões de metros quadrados, com 50% de área construída. Reúne centros de serviços e de convenções, 8 pavilhões, 64 salas de reuniões, além de restaurantes, bares, lanchonetes e cafés. No exterior, há também espaços para exibições ao ar livre e estacionamento para mais de 20 mil visitantes. Ao projeto estão sendo acrescentados dois hotéis, uma galeria comercial com 200 lojas e setores de recreação e cultura.


P.S. Este texto foi escrito para o Fórum da Construção e reproduzido no site do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço).
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória