Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » dicas » la cité d'architecture
La Cité d'Architecture
Por Marcia Jardim
Minha amiga Marcia Jardim (homenageada no artigo Pedra, Bambu, Água) foi mais uma vez morar em Paris (coitadinha, né?).
Como fiquei penalizada por ela ter que viver neste fim de mundo (ainda mais sendo a pessoa mais “antenada” e ágil que conheço), lhe propus um “trabalhinho” para se distrair um pouquinho – ser nossa correspondente, nos dando dicas das novidades quentes desta cité, onde quase nada acontece.



Resposta très gentil et rapide (comme toujours!):


Oi Ignez,

Resolvi ficar por enquanto este ano (ou alguns meses), e realmente sempre acontecem coisas ótimas por aqui.

A Cité d'architecture et du patrimoine - maravilha! – foi inaugurada no prédio do Palais de Chaillot (leiam sobre sua renovação em Arte em ebulição), e sua abertura marcada por duas super expôs:


“Portzamparc: Rêver la ville” e “Avant-Après: Architectures au fil du temps” (esta com curadoria do craque da crítica de arquitetura na França Patrice Goulet) que apresenta 150 filmes com projetos que marcaram a arquitetura no mundo. Um show!








Na inauguração encontrei com o Christian (para quem não carece desta intimidade da Marcia ela se refere ao seu “amigão” Le Portzamparc), com o Marc Mimram, Odile Decq, Richard Scoffier, o diretor do IFA(IAB França) Francis Rambert... e por aí vai; tinha tanta gente, mais de 1000 pessoas, uma festa badaladíssima, de 17 as 23hs, com abertura do Ministro da Cultura, Donnedieu de Vabres.


Na exposição do Portzamparc, ele finaliza com a projeção da “Cidade da Música” na Barra, com imagens do canteiro de obras e uma maquete MARAVILHOSA, enorme, fechando com chave de ouro.

A programação será intensa com palestras e seminários em torno dos eventos.
Pena que estava tão quente dentro e tão frio fora que eu caí malade feio!
Vamos nos falando...


Bjs
Marcia


P.S. Saindo da arquitetura, realmente foi uma emoção o concerto da Sinfônica de SP com o solista Nelson Freire. Magique!


Nota Ignez: O arquiteto francês Christian de Portzamparc ficou famoso com seu projeto para a Cité de la Musique em Paris.
Quando fui visitá-la no início dos anos 90, o que mais me impressionou foi poder escutar os sons (ou concertos e sinfonias) emitidos pelo instrumento que você estivesse olhando no momento. Ao desviar o olhar para outro instrumento, o som muda, mesmo se tratando dos antigos pianos, como por exemplo o pianoforte, popularizado por Bach, Mozart e Beethoven no séc XVIII.
Obs. A diferença principal do piano em relação ao cravo – que era, então, o mais difundido instrumento de teclado – é que o piano tinha controle de dinâmica, ou seja, o executante poderia imprimir intensidade ao toque, variando do "piano", palavra italiana que significa "suave"; ao "forte", ou seja, o oposto.


Depois deste projeto, Christian foi requisitado para várias outras "cidades musicais", inclusive a da Barra, ainda em execução.
“O tema da música possibilita trabalhar acústica e desenho, conceber uma forma livre”, revela Christian.


E-mail da Marcia depois de ver seu texto no ar:


Nossa, legal, ficou ótimo o artigo, só você mesma!


E já engatando outra novidade... (não disse que essa baixinha não é moleza não!?)


Hoje fui a outro vernissage na École Spéciale d'Architecture (uma das raras escolas privadas daqui - foi nela que a imperatriz iraniana, Farah Diba Pahlavi, cursou arquitetura), que fica em frente a Fondation Cartier e onde a arquiteta Odile Decq é a diretora.
A exposição se chama: "Le Client, L'Architecte et le Menuisier" (O Cliente, o Arquiteto e o Marceneiro) da professora e renomada arquiteta Fabienne Bulle.
Uma exposição simples com a apresentação de alguns projetos do seu Atelier, e que tem como objetivo mostrar a importância do trabalho de um mestre marceneiro na concepção e realização destes projetos.
Ver o site www.esa-paris.fr



Fabienne Bulle - Lycée Techinique D'Arsonval




Atelier de marcenaria e restaurante dos alunos.



O vídeo integrante, "La Maison-Meuble" (A Casa-mobiliário), foi realizado pela jornalista e curadora (mas, principalmente, minha querida amiga) Odile Fillion, responsável por toda filmografia da obra do arquiteto Jean Nouvel, seu ex-marido e pai de seus dois filhos. Ela estava muito contente, pois ele acabara de ganhar um super concurso e eles iam comemorar...


Notinha: Querida Ignez, eu não uso máquina fotográfica, deixei até a minha digital no Rio.... SIM, você vai pensar: é uma heresia! Mas prefiro guardar o que vejo na memória e de vez em quando "je capture" uma imagem no meu portable (celular)....
bjs et à @
:-) sorrindo
:-X e mandando um beijo bicudo
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória