Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » artigos » showroom
SHOWROOM
Shopping Cidade Copacabana
Para mim é difícil determinar uma clara divisão entre a arquitetura e o mobiliário, pois, quando em harmonia, se complementam com um enriquecimento quase poético.



Na loja, uma parede pintada de verde floresta e outra em tonalidades azuis marítimos remetem à minha origem carioca, também intensificada na paisagem do Rio da luminária de Monica Cohen.

Em 1980 abri uma loja de móveis evolutivos infantis - PRISMA 3, que me rendeu o primeiro prêmio em desenho industrial. Participei de mais de 40 Mostras e Exposições, sempre apresentando design próprio inovativo, inclusive em Bruxelas e Paris.

Desenhei linhas especiais para lojas como , Way Design, Acqua Design , Dpot (SP), Neo Design (BH) entre outras.

No início de 2014 abri meu próprio SHOWROOM, localizado no “SHOPPING CIDADE COPACABANA”. Como no restante das lojas, meus móveis apresentam poucos exemplares de cada modelo, podendo ser pronta-entrega se o cliente quiser exatamente como o exposto. Ou diferenciado, sob encomenda, dentre diversas outras opções de acabamentos e medidas.

Com o passar do tempo, passei a me interessar pela história do mobiliário outras décadas ou séculos (ALÔ Philippe Starck!).

“Procuro idealizar meus móveis com o desejo que instiguem e emocionem através da elegância e leveza dos movimentos, me inspirando no passado, mas com um foco no futuro.”

Porém meu grande Mestre do mobiliário foi, sem dúvida, o português Joaquim Tenreiro , com quem tive o privilégio de conviver desde criança.

As banquetas JO & QUIM(também apropriadas como mesinhas) foram desenhadas especialmente para a abertura da loja, em homenagem à cadeira de três pés do meu Mestre:

No meu novo espaço exponho duas vertentes: OS LOUISES e a linha DANCIN´DAYS, sempre com opções em madeiras ecologicamente corretas. O tauari (clara), peroba mica (média) e cumaru (escura) dividem detalhes com o vidro incolor, que considero material nobre e prático. Em quase todos, iluminação interna de dot-its.

Nos LOUISES, para uma maior harmonização com os ambientes das lojas no entorno, revisito os períodos mais importantes do séc. XVIII na França: o estilo rococó de LOUIS XV (1724-1774) e o neoclassicismo de LOUIS XVI(1774-1789).

No reinado de Louis XV houve um grande refinamento, propulsionado por Madame de Pompadour. O móvel ícone era a petite table, pois os cômodos foram divididos e reduzidos. Principais características: a feminilidade, pés curvos e altos, além de detalhes como compartimentos secretos.

Como exemplo, apresento o GUÉRIDON SOPHIE - termo usado para um tipo sofisticado de pequena mesa alta e redonda, com três pés. Nela encontramos bandeja (para apoio de um copo) e gaveta ‘secretas’ ambas com fundo de vidro.




No reinado seguinte até a Revolução Francesa, inicia-se um estilo híbrido, com a simplificação dos ornamentos. São utilizados elementos opostos, como linhas retas conjugadas às curvas, criando uma nova estética através da Rainha Maria Antonieta, esposa de Louis XVI.

Como representantes, o BUFFET LUCIE, o TALLBOY (termo inglês para chiffonier) e o PETIT BUREAU MONIQUE.

No bufê, uma gaveta em demi lune (que acompanha a curvatura do tampo) une as portas retificadas que abrem por cima dela.




Na cristaleira (para qualquer ambiente da casa) com frente e interior inteiramente envidraçados, as gavetas ou portas basculantes podem ser optativas, assim como a alternativa do louro-faia como revestimento. Puxadores em couro.



A mini-cômoda apresenta a função de mesa com uma abertura surpreendente do tampo por corrediça de arquivo, aproveitando todos os espaços: na caixa superior, material gráfico, pessoal ou o próprio laptop; na gaveta mais estreita cabem CDs, DVDs, ou roupas de dormir e de praia; a gaveta maior foi dimensionada para caber pastas suspensas, álbuns de retrato, etc





INSPIRAÇÕES:

Nas fotos superiores, um guéridon Louis XV e um buffet demi lune Louis XVI. Embaixo,uma petite commode e um chiffonier settimanaire do mesmo período.

DANCIN´DAYS é totalmente contemporânea, com destaque para os movimentos de cada móvel, batizados com nomes de cias de Balé que admiro:

BÉJART
Inusitada, essa mesa de centro é ideal para pequenos espaços. O formato dos pés nos remete aos anos 50 e enfatiza a caixa em balanço flutuante com tampo deslizante e fundo em vidro. No interior, possibilidade de armazenamento de coleções destacadas pela iluminação.


AILEY

Esta mesa-aparador possui extensa gaveta e vidro extensível.



E, para finalizar, as FLYING SHELVES, para voarmos sonhando em conhecer essas novidades. APAREÇAM!




 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória