Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » artigos » tendências outono-inverno 2010
Tendências Outono-Inverno 2010
Por Beatriz Novaes
Preview autumn-winter 2010


ESTILOS:


1-SIMPLES CHIC

O retorno às linhas puras e simples eliminando os detalhes supérfluos. Esta é a nova filosofia do verdadeiro luxo. A descrição é a marca primordial, que combina com os tempos de crise que vivemos. Nas cores também o básico chic: preto, tons de cinza, cáquis, beges e branco.
(Obs. As cores neutras, bem como destaques a seguir - influência dos anos 80, assimetrias, drapeados e metalizados - vocês poderão observar desde a análise das tendências 2007)



Jill Sander & Narciso Rodriguez


Destaques:



Vestido Manteau

É o casaco usado como vestido - tipo trench, transpassado ou mesmo como robe -, muito forte nesta estação outono-inverno. Na maior parte das vezes, acompanhado de um cinto ou faixa.



Fendi & Lacoste


Tailleur
Item fundamental, sempre elegante e básico. Além de tudo é prático. Nesta estação ele ressurge com corte simplificado, com um toque charmoso e discreto sem perder a sensualidade.



Armani e Chanel


Saias
Peças chaves da estação, com diversas formas e comprimentos: retas, evasés, plissadas e até mesmo saias militares, com charme sutilmente feminino. Foi símbolo da liberdade pós revolução, aparece renovada.


2-NOITE
Para as roupas de ‘noite’ ou de festa, o drapeado retorna triunfante, inclusive nas blusas, como se fossem esculturas.



Ralph Lauren & Gianbatista Valli


Destaques:


Assimetria

Outro ponto forte, sobretudo nos vestidos e blusas de um ombro só. Em se tratando de inverno, acompanha a manga longa ou simplesmente sem manga.


Tomara que caia
Evoluiu para o estilo corselet, mais cintado, marcando a silhueta. Aparece muito nos vestidos 'noite', tanto clássicos quanto mais esportivos.


Decotes V
Gráficos e sensuais, são bem femininos mesmo nas roupas mais conservadoras. O V profundo nos decotes é elemento de pura sedução.



Chloé & Yves Saint Laurent


3-MUSA COQUETE
Neste estilo, o uso de rendas, saias mais soltas e babados se destacam. É a elegância para ser explorada como na roupa de festa.



Dolce & Gabbana


Destaques:


Volumes

As sobreposições e babados acrescentam leveza e nos remetem ao estilo Belle Époque.



Chloé


Malhas
Em casacos, blusas, blusões, aparecem de forma artesanal, explorando os novos fios e misturas, proporcionando volume e silhueta. As écharpes enroladas são um must, inclusive em torno do corpo.



Emanuel Ungaro & Lacoste


4-MILITAR
O militar permanece forte nos casacos que lembram uniformes, sobretudo jaquetas de aviadores. Neste caso, as ombreiras ficam aparentes com a cintura mais estreita que pode ser afinada por cinto.



Hermès


Destaques:


Ombreiras

Estética dos anos 80, é a nova sensação, dando um ar de executivo ou um pouco militar à mulher. O complemento deve ser sempre bem feminino: saias, vestidos ou mesmo shorts.



Karl Lagerfeld


Couro
Retorno do uso do couro dos anos 80, acentuando o aspecto rebelde e sexy nas cores preto, tabaco e marrom. Aparecem em blusas, saias, casacos e até calças, estas como uma segunda pele (quase bota). Clássico e sedutor.


5-LOOK HUSBAND
Como o jeans mais largo tipo boyfriend badalado na última estação, agora surgem outras peças do vestuário masculino como o blazer, casacos e trenchs folgados, sobre peças delicadas.



Stella McCartney & Yves Saint Laurent


DETALHES


1-Metálicos
Os tons metálicos e o uso de metais vêm substituir os bordados com pedraria e miçangas, com aspecto um pouco mais agressivo. Surgem principalmente nos acessórios e detalhes das roupas.



Ralph Lauren


2-Peles
Contrapondo a postura ecologicamente correta, as peles e estampas de animais continuam firmes. Verdadeiras ou falsas, elas aparecem acompanhando vestidos, saias, shorts ou somente como golas ou pequenos detalhes.



Fendi & Lancel


3-Matelassé
Utilizado não só nos casacos e coletes, mas até mesmo em detalhes de roupas, numa versão mais leve. Nos acessórios, sobretudo bolsas, proporciona um toque romântico.


4-Botas bem longas
As botas tipo mosqueteiros acompanham vestidos e microssaias. Aparecem às vezes com calças como uma segunda pele.



Prada, Stuart Weitzman & Lanvin


5-Cor da Estação
O rosa bem feminino poderá vir em gamas, do pastel ao “Barbie”, do vestuário aos acabamentos e acessórios.



Marc Jacobs & Louis Vuitton


Nota Ignez: O métier de primeira dama fascina de repente a moda. Entre escolhas convencionais e partidos mais lúdicos, o uniforme de first lady faz début. O tailleur “comme il fault” não será jamais como antes.



Costume National


Beatriz Novaes é arquiteta e trabalhou por mais de vinte anos na Alínea, produzindo roupa para importantes lojas, como Richards e Mary Zaide. Hoje é consultora da Essencial.
Juntas elaboramos artigos e palestras sobre Moda & Design, além da participação em eventos como Casa Cor 96, e Morar mais por menos 2004 e 2005.
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória