Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » artigos » entrevista - pisos frios para toda a residência
ENTREVISTA - Pisos frios para toda a residência
Por Ignez Ferraz
Marbles and Ceramics - where and when to use them





A CASA CLAUDIA me entrevistou por e-mail para uma matéria sobre PISOS FRIOS. Abaixo transcrevo para vocês minhas respostas exemplificadas, sempre com projetos do escritório IGNEZ FERRAZ ARQUITETURA E DESIGN:


1 - Quando optar por pisos frios em ambientes internos (salas, quartos, halls, etc)?


- Em cidades com o clima do Rio todos os ambientes podem utilizar o piso frio – do hall aos quartos (veja fotos do quarto de casal da casa e do “quarto da Clarice e da Suzana” no artigo Espaço Infantil: Dormir)


- Em apartamentos pequenos ou flats, a mesma especificação em toda a área é bem vinda.





- Em banheiros de área reduzida, cerâmicas de 10x10 cm, pastilhas (e a mistura delas) ou ainda retangulares estreitas com aspecto “vintage” são um charme.





Outra interessante solução é o uso de filetes de mármore - compre o “refugo” mais barato, corte e misture.
Esta também é boa opção para as cozinhas. Peças de granito de diferentes formatos (em tonalidades escuras) incrustadas em placas maiores podem formar um desenho original.



Veja outras fotos desta cozinha


2 - Quais os cuidados que devem ser tomados?


- Cerâmicas (20x20cm, 30x30cm) e porcelanatos (45x45cm, 45x60cm, rústicos ou brilhantes) podem ser utilizados em placas menores, proporcionais ao tamanho e aparência do cômodo. As mais modernas, porém, são imensas (1.00 x 1.80m) e cada vez mais finas (slim), com acabamentos elegantes como linhos em tons neutros como "rato"(cinzas amarronzados), crus e brancos. O must são as que imitam toras de madeira de forma excepcional, com veios texturizados. Curiosas nas áreas molhadas, onde causariam uma interrogação no usuário. Este sucesso do momento, pode, inclusive, vir com aquecimento.


- Pedras nobres como mármores e granitos ou seus equivalentes compostos (limestone, silestone) ficam bem em placas grandes (50x50cm ou 60x60cm os naturais, até 100x100cm os compostos) em ambientes mais ricos. Se possível, dimensione-as para não haver corte e compatibilize o restante do projeto por essas medidas.





- O solarium é um caso a parte, pois mesmo sendo rústico fica elegante em maiores dimensões e é hoje encontrado em diversos acabamentos - destaque para o "trançado". Mas MUITO cuidado na colocação e manutenção, pois mancha facilmente, ao contrário dos outros materiais.



Veja outras fotos desta varanda


- Os revestimentos brancos ou off-white como pedras S.Tomé tipo quartzito devem ser assentados com cimento branco para não escurecerem com o tempo. Resinas também devem ser aplicadas sobre eles, com exceção das áreas molhadas, como piscinas externas. A combinação dos dois acabamentos se integra bem numa cobertura (Veja perspectivas Loft e Coberturas em PROJETOS)


3 - Como harmonizar pisos frios com outros elementos da decoração?


Tapetes
- Gosto de colocar pequenas passadeiras ao lado da cama quando o quarto do casal possui piso frio, para a hora de se levantar. Mas é bom observar os novos lançamentos com cerâmicas já aquecidas.


- Não costumo usar tapetes na Sala de Jantar ou em qualquer área de refeições.





Já no living algumas vezes é importante para “amarrar” os diversos setores, sempre em harmonia com a grandeza do piso: tapetes persas sobre pisos nobres; com outros pisos conjugue nylon com desenhos geométricos ligeiros, artesanais mesclados com fibras ou placas de couro. Todos eles aquecem o ambiente.



Veja outras fotos deste Living


Móveis:
- Como o piso frio nos remete à ambientes arejados e ensolarados, o mobiliário não pode ter aspecto “pesado” ou tecidos muito encorpados. Se o revestimento for escuro, como a ardósia, quase sempre um tapete claro sobreposto “levanta” os móveis e ambientes.
- Sofás e poltronas, de preferência “soltos” do chão com pequeninos pés.
- Mesas de centro com tampo de madeira não requerem um tapete sob elas, mas em vidro pode ser necessário.



Leia matéria sobre este Flat



4 - Quais os cuidados ao escolher pisos com motivos trabalhados?


- Não costumo utilizar pisos decorados, justamente por 'prenderem' muito o ambiente e acho que pisos são revestimentos definitivos, e, portanto, deveriam ser os mais neutros possíveis, para compor diversas decorações.


- Ladrilhos hidráulicos estampados (em toda a superfície, apenas salpicados ou como “tabeira”) podem ficar bastante simpáticos em lavabos, pequenas cozinhas ou jardins de inverno – neste caso os móveis de junco cairão como uma luva. Aliás, os modernos ladrilhos hidráulicos (20x20cm) em tons lisos são charme puro!


- Um quadriculado (30x30cm) em dois tons de mármore ou cerâmica substitui o tapete.



Veja outras fotos desta suíte


OBS. Este artigo foi reproduzido pelo portal Fórum da Construção e também se encontra nos Textos Ilustrados do Portfolio de INTERIORES.


E-mail recebido:
A equipe está de parabéns pela brilhante matéria, enriqueci meus conhecimentos sobre o assunto.
Graça e Paz Melo

 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória