O Concurso do projeto da sede da Ong Recomeçar foi lançado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, uma excelente oportunidade para todos os estudantes trabalharem num projeto factível, de problemáticas reais. O pensamento universitário sobre arquitetura foi colocado em teste, onde soluções criativas e funcionais deveriam prevalecer sobre uma prática construtiva de mercado imobiliário, pouco preocupado com o bem estar do usuário.
PRIMEIRO LUGAR Gustavo de Andrade, Henrique Houayek
Inicialmente... Bem, inicialmente foi assim:
“Novembro de 2005” Um estudante de arquitetura da UFRJ chega em casa e liga pra um amigo: - Alô? Henrique? - E aí cara, tudo bom? - Tudo! Seguinte, topa entrar em um concurso de arquitetura? - O quê? - Concurso de arquitetura! - Sobre o quê? - Cara, é uma Ong! Você topa? - Oi, claro! Topo sim, Gustavo. - Então beleza! Amanhã a gente se fala na Fau! Abraço
Projeto Ong Recomeçar
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Vista geral do projeto
Três questões eram essenciais para o equilíbrio da resolução nesse projeto: usabilidade, conforto e segurança – determinantes das necessidades do programa e seu caráter arquitetônico.
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Planta Baixa
Para começar, apostamos em um grande pátio central, o maior possível, para dar usabilidade máxima ao local. A interação de todas as atividades aconteceria neste espaço (até mesmo festas de aniversário ou juninas), fazendo com que as pessoas se sentissem como parte da edificação.
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Pátio Central
Nossa segunda resolução, agora pensando no conforto, foram os “poket pátios” – intitulados assim pelo nosso professor-orientador Milton Feferman.
Estes pátios seriam menores e em maior quantidade. O lugar de introspecção ideal entre as salas de atividades, em contraste com o grande espaço aberto do pátio central. Também apresentam uma função climática muito importante, pois criam uma circulação de ar entre as salas, num espaço sombreado por uma pérgula, diminuindo a incidência direta de raios solares.
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Ao fundo, nas laterais, “poket pátios”
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Este “poket” que chamamos de pátio jardim, abre ventilação e vista para a sala de atendimento psicológico (à esquerda), diretoria ao fundo, e salas multiuso
Outra decisão em favor do conforto foi inspirada no detalhe construtivo do Arquiteto Rino Levi – na residência Castor Delgado Perez, São Paulo, 1958/59. Na pesquisa por uma solução racional, encontramos esta camada de tijolos sobre a laje, barata e, portanto, ideal para nossas condições.
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Corte transversal, esquema do detalhe para muro de cobogó, pérgula, telhado e a cobertura de circulação do pátio maior
Sabíamos da importância das fachadas, por serem a imagem da obra, e, junto da volumetria, a imagem da arquitetura. Proporção, ritmo, sombras, transparências e contrastes compõem estas fachadas, que buscaram alcançar a imagem de uma arquitetura brasileira, inspirada na obra de dois grandes arquitetos: Oswaldo Arthur Bratke e Rino Levi, mestres em projetar com simplicidade de desenho, volume e material. Como revestimentos foram utilizados alvenaria branca com embasamento em pedra e muro de cobogó vermelho com base de concreto aparente.
![](http://www.ignezferraz.com.br/img/dicas/ong_9_fachadas1.jpg) Fachada frontal e posterior
![](http://www.ignezferraz.com.br/img/dicas/ong_10_fachadas2.jpg) Fachada lateral
SEGUNDO LUGAR Carol Rezende, Fabio Memoria, Flávia Lima
Recomeçar de um ciclo
Uma porta azul e um terreno de 25x40m. Esse foi o início do projeto para a sede da ONG Recomeçar, na Ilha do Fundão. Num processo projetual inverso ao normalmente adotado, o terreno foi pensado como uma massa construída modular da qual subtraímos elementos. O resultado foi um desenho de cheios e vazios, espaço construído e pátios de caráter diferenciados, que se comunicam através de uma circulação contínua e cheia de surpresas.
![](http://www.ignezferraz.com.br/img/dicas/ong_11_aereac.jpg) Vista Aérea
![](http://www.ignezferraz.com.br/img/dicas/ong_22_planta.jpg) Planta baixa
O acesso foi condicionado pela necessidade de individualidade e identidade da instituição ao mesmo tempo em que respeita o fato do terreno estar dentro de um complexo fechado. Um espaço de transição marcado pelo pórtico azul liga o portão à rua e à praça fechada.
![](http://www.ignezferraz.com.br/img/dicas/ong_14_portico.jpg) Pórtico Azul - entrada pela rua
Passado o portão, uma varanda conecta a grande praça e a grande árvore ao pátio de eventos e à nova árvore: uma jabuticabeira que, como as mães, dá flores e frutos.
Vista da entrada pela praça
Essa varanda de acesso é coberta por pérgulas metálicas e assim como as outras, funciona como um espaço de transição ou mesmo extensão das salas.
![](http://www.ignezferraz.com.br/img/dicas/ong_12_varacesso.jpg) Varanda de acesso
A necessidade da construção em etapas concentrou o programa vital em uma célula inicial, um embrião com diferentes possibilidades de crescimento conforme a necessidade da instituição.
O resultado final foi um projeto introspectivo, voltado para dentro, mas completamente condicionado pelos fatores externos, que definiram não só a implantação, mas também o aspecto formal de caixa. As tímidas janelas para o exterior em função da segurança foram compensadas com as grandes aberturas para os pátios.
![](http://www.ignezferraz.com.br/img/dicas/ong_15_fachada.jpg) Fachada Praça
![](http://www.ignezferraz.com.br/img/dicas/ong_16_gdeabert.jpg) Pátio interno
A inclinação do terreno foi aproveitada em dois momentos distintos: em patamares que dão suporte ao pátio de eventos e na horta junto ao núcleo das oficinas.
Pátio de eventos
![](http://www.ignezferraz.com.br/img/dicas/ong_18_horta.jpg) Vista da varanda para a horta
Os materiais adotados foram o tijolo e a taipa de solo-cimento (devido ao baixo custo), já que dispensam revestimentos e manutenção. O uso da taipa clara nos pátios em contraste com o tijolo escuro do restante evidencia o processo projetual da subtração.
No telhado, a ausência de forro e a presença de “sheds” reforçam a relação com o céu que só uma construção térrea pode ter.
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O entorno foi tratado como um espaço de transição, utilizando a mesma linguagem da edificação, buscando o pedestre no ponto de ônibus e transformando a praça em um agradável ambiente de estar.
![](http://www.ignezferraz.com.br/img/dicas/ong_20_ponto.jpg) Ponto de ônibus
![](http://www.ignezferraz.com.br/img/dicas/ong_21_praca.jpg) Praça
Nota Ignez: Não disse que os trabalhos eram ótimos? Agora, o que vocês não imaginam é o meu orgulho: Gustavo e Carol trabalharam comigo durante alguns anos ( vejam a dica “É Carnaval!”); e Flávia, é, nada mais nada menos, do que a namorada do meu Fabinho!
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