Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » artigos » leds – campeões da iluminação sustentável
LEDs – Campeões da iluminação sustentável
Por Tabitha von Krüger
Diodos emissores de luz, os LEDs recebem todas as honras quando o assunto é ILUMINAÇÃO.
Sua eficiência é uma de suas maiores qualidades. Um led que consome apenas 3W, por ex., produz a mesma luminosidade que uma dicróica de 40W. E hoje já encontramos no mercado modelos de lâmpadas e luminárias de led com preços economicamente viáveis possibilitando a difusão do led em maior escala. Outra vantagem é a durabilidade - chegam a ter uma vida útil de mais de 55.000 horas, o equivalente a 6 anos de uso ininterrupto.


No Loft “Poética do Design” de Ignez Ferraz e Aida Boal no evento Morar Mais por Menos 2010, a iluminação foi projetada quase exclusivamente por leds. O “chique que cabe no bolso” e a sustentabilidade se uniram em luminárias com preços acessíveis da CPLuz (obrigada Camilla!) e ecológicas de diversos tipos e usos.


Dot-it





Essas pequenas luminárias de led funcionam a pilha e podem ser coladas em diversas superfícies causando um efeito luminotécnico inusitado.
As prateleiras modulares Flying (design Ignez Ferraz) ficam quase invisíveis sobre fundo da mesma tonalidade e surpreendem: os livros são organizados na horizontal e podem ser retirados individualmente.



Arandelas com lâmadas de Led





Charme com apenas 1W: a pequena a arandela articulada de led proporciona diferentes efeitos cênicos com seu foco direcionável para diferentes situações.
A cama-sofá Bausch (design Ignez Ferraz) se dobra e desdobra com um simples mecanismo. O conjunto também é composto por cabeceira multifuncional: uma canaleta em cima para colocar fotos, ou pequenos objetos; duas prateleiras laterais que se abrem para apoio dos braços; duas almofadas possibilitam o uso confortável como sofá ou encosto para leitura e TV.



Fita de Led





No armário-estante componível Bolshoi (design Ignez Ferraz) o destaque é para a iluminação interna em fitas de leds coladas em pontos estratégicos para ajudar a escolher os acessórios ou roupas e dar aquele charme no closet.
As gavetas em acrílico (transparente ou preta) são removíveis e adaptadas sobre as prateleiras reguláveis. Um módulo com rodízios pode transformar-se em escada.
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória