Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
BLOGS
LINKS
 
Portfólio
ARQUITETURA
INTERIORES
DESIGN - LOJA
MOSTRAS
 
Link para o Twitter: http://twitter.com/IgnezFerraz
Vendas
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
moda & estilo
 
 home » artigos » forros de madeira - para armazenar e aquecer
Forros de madeira - para armazenar e aquecer
Por Ignez ferraz
Wood ceilings - how to employ


TODOS OS EXEMPLOS DESTE ARTIGO SÃO PROJETOS DE INTERIORES, DESIGN DE MOBILIÁRIO E EXECUÇÃO DA ARQUITETA IGNEZ FERRAZ


Não pretendo falar aqui de forros industriais ou acústicos. Vamos falar de idéias para residências e escritórios, muitas vezes em prol de um pé direito mais alto e, portanto, mais arejado. (Veja nossas dicas para a revista Casa & Construção).


INCLINAÇÃO - São nas casas (unifamiliares) que encontramos as maiores possibilidades de “aumentar” o pé direito.
O forro deve, sempre que houver chance, acompanhar a inclinação do telhado – com isso ampliamos a aeração, criando espaço inclusive para mezaninos.



Nesta casa, o forro de réguas de freijó acompanha a inclinação do madeiramento do telhado, afastado apenas para permitir manta de isolamento termo-acústico.


VIGAS - É bastante comum encontrarmos cômodos rebaixados para encobrir vigas. Inúmeras vezes, porém, vale a pena retirá-lo (ainda que estas fiquem aparentes) para minimizar a sensação de confinamento.



Apesar do aparente “pouco ganho” (cerca de 30 cm), valeu a pena substituir o forro de gesso existente a 2.20 m por réguas patinadas que contornam o grosso vigamento.


FUNÇÃO - Dentro deste raciocínio, apenas um pequeno trecho mais elevado do cômodo pode ser funcional.



No lavabo desta casa, a janela só foi possível por que não houve continuidade do rebaixo próximo à fachada. Elevando o pé-direito neste trecho, ela pôde ser executada com vidro incolor, já que se posicionou acima dos olhos.


TUBULAÇÕES - Muita atenção deverá ser dada às tubulações que passam nos vãos, como ar condicionado, hidráulica, elétrica, esgoto, etc. Às vezes é bastante simples desviá-las, como a elétrica e a hidráulica. Em outras ocasiões, quase impossível.
Nota: No caso de fábricas, todas as tubulações podem ficar aparentes - ficam até bastante charmosas quando coloridas.


Portanto, quando conseguem ser reunidas num único caminho, este também poderá ser o único trecho rebaixado.



Além de recobrir as instalações, este rebaixo delimita o espaço social e a ascensão para o íntimo.
Uma ótima idéia é rebaixar com madeira os corredores das edificações multifamiliares com altura de 2.10m. Os proprietários ganharão espaço para guardar grandes peças, alcançadas através de “visitas disfarçadas”.



ILUMINAÇÃO - O teto pintado de branco é o ideal para uma aparência mais alta, principalmente com uma iluminação rebatida. Quanto mais escuro o teto, maior a sensação de opressão.
Uma idéia simpática e mais audaciosa é executá-lo como uma clarabóia: vidros jateados recobrem lâmpadas fluorescentes "luz do dia" dando a sensação de luz natural.
Nos escritórios, é precioso para as partes internas, afastadas de qualquer iluminação natural; nas residências, útil nos banheiros com exaustão mecânica.
Obs: Eu sei que este rebaixo NÃO é de madeira como o título sugere. Mas convenhamos: se todas as paredes do ambiente o são, fazer o quê? Contrastá-lo, 'esfriando' um pouco o ambiente por demais aquecido, cercado de réguas por todos os lados. Não ficou bom?



As placas de vidro jateado deste escritório foram vazadas nos trechos de saída da tubulação de ar condicionado. Nos banheiros devem ser afastadas das paredes cerca de 10 cm, substituindo a grelha da exaustão. Leve e agradável.


Nota: Este texto foi escrito em primeira mão para o portal Fórum da Construção, com o nome "Forros: além de decorativos, solução para aumentar o pé-direito".Vocês também podem encontrá-lo nos Textos Ilustrados do Portfolio de INTERIORES. O Portal recebeu o e-mail:


Matéria de muito bom gosto, visto as alternativas para redimensionamento dos espaços. Parabéns.
Heitor Varela Neto
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Blogs | Arquitetura, Interiores, Design e Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória