Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » artigos » espelhos: de baccarat ao nosso lar
Espelhos: de Baccarat ao nosso lar
Por Ignez ferraz
Mirrors everywhere for everything


Espelhos estão MUITO na moda. Ultimamente vêm sendo utilizados até mesmo como revestimento de grandes luminárias pendentes (sensação de invisibilidade) sobre as mesas, que também podem possuir tampos ou pés neste material para maior leveza.


No Museu Baccarat (vejam fotos em Paris), Philippe Stark usou e abusou deste material em todo mobiliário, equilibrando-o com o entorno em concreto fosco.



Philippe Stark é Philippe Stark, o museu não tem as dimensões das nossas residências e vamos então cair na real.


TODOS OS EXEMPLOS DESTE ARTIGO SÃO PROJETOS DE INTERIORES, DESIGN DE MOBILIÁRIO E EXECUÇÃO DA ARQUITETA IGNEZ FERRAZ


O espelho não precisa mais refugiar-se atrás das portas do armário. Muito pelo contrário, agora é o centro das atenções, ampliando os cômodos ou refletindo uma vista meio escondida. Nos quartos, escritório ou banheiro, gente grande e pequena, de ambos os sexos, agora têm sua vez!



O grande espelho recobriu toda a parede do closet, modificando a sensação do miniquarto.


Venezianos originais ou releituras lúdicas pretas; em conjunto com diferentes molduras, compondo uma parede de qualquer ambiente; ou ainda nem grandes nem pequenos nem emoldurados – apenas preenchendo uma parede colorida, posicionados numa altura de modo a nos refletir quando sentados. Para quem não costuma investir em Arte, é um achado.



Esta trinca de espelhos sobre a mesa de trabalho do escritório exerce dupla função: substitui um quadro e ainda serve para o retoque da maquiagem antes da reunião.


Mirar-se no espelho sempre exerceu fascínio desde a mais tenra idade. Bebês ficam perplexos diante da própria imagem, tentando tocá-la.



Um espelho alto deve fazer parte do quarto da criança. Auxilia no processo do auto (re)conhecimento, que a levará a perceber os outros e seus limites. Com luzinhas de camarim e local para os apetrechos, ela se sentirá a própria “fada-estrela” do seu mundo encantado!
(Descubram o restante do quarto da Emilia em Espaço Infantil-Dormir)



O antigo toucador, grande penteadeira instalada em quartos de dimensões generosas, cedeu lugar a outro tipo de mobiliário, mais compatível com as áreas disponíveis.



Para a jovem (mire-a em Jovem PAN), é suficiente um espelho vertical, com iluminação embutida no banheiro - pode localizar-se no local do bidê. Ao lado, carrinho em resina violeta e aramados internos para todos os tipos de apetrechos. O pufe pode abrigar as revistas com as dicas de moda. (Curtam outros detalhes deste banheiro)


Além das dietas miraculosas, cabelos e maquiagem precisam de cuidado especial. E qual a mãe que não sonha com um local só seu onde possa produzir-se com calma?



Um “cachimbo” no quarto proporcionou espaço para esta estante-penteadeira de influência "Déco" (atenção: a cadeirinha é original). Iluminação embutida nos montantes e atrás do espelho oval.



No centro, mesa com divisões internas para os acessórios. Tampo corrediço em cristal duplo bizoté, mesmo material utilizado nas prateleiras.



E como a indústria da beleza e a cosmetologia crescem continuamente, nem os homens escapam mais dos apelos à juventude!



Ao lado do closet masculino, espelho-armário que guarda cintos e gravatas. Detalhes em pastilhas de cobre e ouro enriquecem o ambiente.
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória